segunda-feira, 15 de agosto de 2011

AS VARIÁVEIS QUE PODEM AJUDAR NO SUCESSO

O capitalismo tem proporcionado oportunidades para as pessoas que desejam entrar, de alguma forma, no mundo dos negócios. Cada vez mais jovens, executivos, profissionais liberais e trabalhadores se transformam em empreendedores movidos por seus sonhos e pelas oportunidades oferecidas pelo mercado e no ramo de distribuição não é diferente.

Quanto mais aberto o mercado, mais oportunidades para que pessoas se arrisquem no mundo dos negócios. O livre mercado é a fonte natural de novas oportunidades para empreendedores. E, ao contrário do que alguns pensam, cada vez mais existirão novas e notáveis alternativas de empreendimento, em função da entrada de novos atores no palco dos negócios do setor farmacêutico, quem quiser observar isso com mais profundidade, basta analisar o ramo varejista farmacêutico que tem atraído cada vez mais empreendedores oriundos de outros ramos de atividade.

Isso porque observamos que 2011 está sendo bastante promissor para o setor farmacêutico brasileiro que teve expansivo crescimento impulsionado por uma serie de acontecimentos que ocorreram no País como a melhora na distribuição de renda, o aumento do consumo e a baixa taxa de desemprego, farmácia popular etc.

No entanto, como o mercado possui suas próprias leis e se move com grande velocidade é preciso estar alerta. O mercado recompensa os empreendedores que, através de sua inteligência e trabalho, demonstram competência para competir neste dinâmico mercado chamado de distribuição de medicamentos, produtos farmacêuticos e higiene pessoal e cosmético.

Por outro lado, o mercado é enérgico e não hesita em penalizar aqueles que se estabeleceram, mas não adquiriram ou trouxeram formas para se autoproteger da concorrência. Esses acabaram rotulados pelo fracasso.

Com a velocidade do mercado, inúmeros produtos, serviços e negócios simplesmente desapareceram pela incapacidade de percepção ou adaptação às novas expectativas de consumo e inclusive de se reinventar.

No entanto, surgem novas alternativas para produtos, serviços ou negócios que pela mudança de hábitos da sociedade, proporcionam um terreno fértil para os empreendimentos atentos a todas essas mudanças, por isso, a ABRADILAN esta sempre investindo em capacitação dos seus associados.

São inúmeras as variáveis para se garantir o sucesso de um empreendimento: capital, idéia, experiência anterior, grau de inovação, nível de diferenciação, forma de atendimento, etc.

Todas essas variáveis são importante, mas uma delas vale destacar a experiência, pois ela é a principal peça para o acerto ou, pelo menos, para minimizar o insucesso. Muitas vezes, pela precariedade do sonho e pela ansiedade do novo empreendedor, somado à autoconfiança, arrisca-se um novo negócio, sem qualquer experiência anterior e já vimos vários deles fracassarem por falta de um planejamento mais cuidadoso do empreendimento.

A partir daí, entra-se no processo de dominar a ansiedade, que na maioria das vezes, determina o insucesso pela incapacidade de análise mais detida sobre o assunto.
 
A autoconfiança, que é um fator altamente positivo, aliada à ansiedade pode provocar um desastre. Pode-se evitar tudo isso com a experiência, preferencialmente, na atividade a ser exercida. A experiência é fundamental para minimizar os desacertos.

Se não for possível contar com a experiência, o convívio indireto com a nova atividade e um conhecimento mínimo do mundo dos negócios do setor farmacêutico poderão proporcionar bons passos rumo ao sucesso.

O que deve ser lembrado também, é que cada caso é um caso e não existe receita de sucesso. O que existe são fatores que podem evitar o fracasso.


Sucesso a todos.



JULIANO VINHAL
Presidente do Conselho Diretivo
ABRADILAN

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